CDI e Taxa DI Não São a Mesma Coisa


Quem quer investir em renda fixa precisa conhecer o que significa quando o retorno do investimento é uma porcentagem do CDI, sendo que CDI é nome do papel que é vinculado a taxa DI administrada pela B3.

Se isto confundiu sua cabeça continue lendo este post para intender melhor o que significa cada uma das siglas citadas acima e como consultar sua cotação do dia.



O Que é CDI


Para quem está começando no mercado financeiro acaba se deparando com diversas siglas, taxas e referências que, tradicionalmente acabam não sendo ensinadas nas escolas e/ou faculdades, isso remete o interessado a fazer pesquisas para compreender o que esta determinada sigla significa mediante ao retorno de um investimento.


A mais comum para investir em renda fixa é a CDI que recebe esta sigla graças ao papel que ela exerce para quando ocorre um empréstimo estre bancos, isto é, um banco muitas vezes é obrigado a pegar dinheiro emprestado para não finalizar o caixa do dia negativo, para isso solicita empréstimos de outras instituições, está operação é nomeada de Certificado de Depósitos Interbancários ou mais tradicionalmente conhecido como CDI.


O que é DI ou Taxa DI


Como mencionado anteriormente os bancos ou instituições financeiras emprestam dinheiro entre eles, normalmente para fechar o caixa positivo.


Quando há a solicitação do empréstimo via CDI, há uma taxa a ser cobrada, pois como você paga juros quando solicita um empréstimo, os bancos também precisam devolver o dinheiro ao financiador pagando juros sobre o valor que foi pego emprestado.


A diferença é que para qualquer outro investimento a taxa de referência é a taxa selic, já para esta modalidade de empréstimos é cobrada a taxa DI, que fica muito próxima a taxa selic, porém o cálculo realizado para a taxa DI é feito pela B3 e tem uma liquidez diária, isto é, diferente da taxa selic que é definida pelo copom quando é necessário alguma mudança no cenário econômico nacional, a taxa DI tem seu cálculo realizado diariamente através das transações que ocorrem durante o dia.


Resumo


Para resumir este assunto, podemos dizer que quando investimentos em algo que vai te trazer por exemplo 120% do CDI, isto quer dizer que, você vai emprestar dinheiro a uma instituição financeira onde o papel de acordo entre você é o Certificado de Depósito Interbancário (CDI) e a taxa que o investimento vai te dar como retorno é 120% da taxa DI, isto é, a taxa DI inteira mais 20% sobre ela.


Aqui também deixo uma dica, não se iluda com a taxa de retorno, pois em meu primeiro investimento olhei apenas para o retorno de 120% e não as taxas cobradas, sobre o que era os 120%, se a instituição possuía FGC entre outros, então antes de sair colocando seu rico dinheiro em um investimentos olhando apenas os 120%, PARE, respire e leia atentamente o teor completo do investimento.


Como Consultar a Taxa DI


Para consultar a taxa DI é muito fácil, basta que você acesse o site da B3 (www.b3.com.br) e já no inicio da pagina tem a indicação do índice, conforme imagem abaixo:


Você também pode ver todo o histórico da taxa assim como compreender como é realizado o cálculo dentro do site da B3 ou clique aqui.


Conclusão


Agora que você sabe a diferença entre CDI e Taxa DI, já está capacitado para fazer investimentos em renda fixa sabendo o quando será o se retorno, pois além de ter aprendido o que é cada sigla foi visto também como consultar a taxa do dia.


Espero que este conteúdo tenha sido de grande ajuda e se ficou com alguma dúvida deixe seu comentário que vamos tratar de te deixar afiado para fazer investimentos.


Um grande abraço

Att.

Giovane Carpes


Posts recentes

Ver tudo