Score o que é e Como Consultar Seu



Sabe quando você solicita um cartão de crédito, abre um crediário em uma loja ou solicita um empréstimo e pedem o número do seu CPF para consultar?


Pois então normalmente é feito uma busca para ver como esta a pontuação do seu score, que quando alta é muito mais fácil de você ter crédito liberado, já se seu score ficar abaixo de 400 pontos quer dizer que você se encontra na estimativa que de cada 10 pessoas apenas 3 pagam sua contas em dia e algumas vezes o seu limite é bem baixo ou seu crediário não é aberto.


De uma forma bem direta o score é uma pontuação dada a você em relação as suas compras no crédito ou empréstimos, onde aponta como foi seu pagamento até o término da dívida.


Mas não basta estar com as contas quitadas para ter um score alto, pois a pontuação é dada em um período de 12 meses, e se neste período acontecer de você atrasar um pagamento, já começa a ser descontado pontos do seu score.



Classificação do Score



O score tem 4 níveis de pontuação onde


De 0 até 399 pontos, você se encontra no nível ruim, onde é feito uma média em que apenas 3 entre 10 pessoas deste grupo honram com os pagamentos.


De 400 até 599 pontos, você se enquadra no nível médio ou moderado, onde 5 entre 10 pessoas realizam os pagamento em dia.


De 600 até 799 pontos, é o nível considerado bom, pois são mais que 50% os bons pagadores, em uma classificação de 7 a cada 10 pessoas que horam os pagamentos em dia.


De 800 até 1000 pontos, se enquadram as pessoas que são boas pagadoras, pois 9 entre 10 pagam suas contas em dia e sem nenhum atraso.



Composição do Score


Não são apenas as questão de pagamentos em dia que entram no cálculo do seu score, para conseguir ser mais justo e assertivo, o Serasa utiliza 4 indicadores para formar a sua pontuação do score, são elas:


Histórico Financeiro

São consultados os pagamentos de crédito realizados nos últimos 12 meses, se seu cadastro positivo esta ativo e também é consultado se nos últimos 5 anos nenhuma empresa solicitou a inclusão do seu nome no Serasa Experian.


Compromisso com o Crédito

Para esta métrica é consultado seu cadastro positivo para ver todos os empréstimos, compras no crédito, limites bancários entre outros, realizados nos últimos 12 meses.


Consulta ao seu CPF

Quando seu CPF é consultado, o Serasa entende que sua renda poderá ser utilizada em breve, mediante a uma nova aquisição de empréstimos ou compras parceladas.


Evolução da saúde Financeira

Veja só, quando você é novo e não tem empréstimos ou compras no crédito, seu score é alto, porém para manter o mesmo padrão de pontuação conforme o passar do tempo, é necessário manter uma boa relação com financeiras, assim a facilidade para conseguir crédito é sempre alta.



Como consultar Seu Score


Para realizar a consulta do seu score é muito simples, basta que você entre no site do Serasa, faça seu cadastro ou login, caso já for cadastrado.


Você vai ser direcionado para seu perfil onde será mostrado todos os detalhes sobre suas compras no crédito, sua pontuação do score e os motivos que fazem a pontuação estar alta ou baixa.


Conclusão


Hoje é cada vez mais fácil conseguir empréstimos, mas não se engane, aqueles que não consultam o Serasa normalmente colocam uma restrição contratual onde o não pagamento levará a perca do bem adquirido.


Procure sempre manter seus pagamentos em dia, mas se caso acontecer algum problema, procure a instituição de crédito ou financiamento explicando o ocorrido e solicitando alguma orientação, assim a sua boa relação com a instituição fará você sempre manter os pagamentos em dia e com uma boa reputação perante o seu score.


Ficou com alguma dúvida ou que saber mais, deixe nos comentários.


Um grande abraço.

Att.

Giovane Carpes.






Posts recentes

Ver tudo