O Que é e Qual a Função da Taxa Selic

Resumo


Indo direto ao ponto, a selic é a taxa básica de juros do Brasil com liquidez diária.


Tem como foco específico as custódias realizadas pelo Tesouro Nacional, porém, está não é sua única função.


O Banco Central usa a taxa selic como instrumento base para controlar a inflação, assim se a selic aumenta, a inflação acompanha a alta, quando a mesma tem uma baixa, a tendência é acontecer o mesmo com a inflação. Claro que isso é a teoria do que deve acontecer.


Por ser a taxa básica de juros também é referência para os bancos, quando a selic é baixa tem um menor custo nas captações bancárias, assim o banco pode aplicar juros de empréstimos e aplicações financeiras mais baixos, ou é o que deveria acontecer, porém neste momento os bancos utilizam a baixa da selic para ter maior lucro.





Hoje investir não é algo que apenas se quer, e sim algo necessário. Muitas são as pessoas que todo mês veem seu sálario ir sem ao menos ter investido R$ 30,00, e sim com este valor você pode começar hoje mesmo a garantir sua aposentadoria sem precisar se preocupar com o governo.

Clique aqui e saiba mais.



Significado


Pelo resumo acima, você já tem uma noção do que é a taxa selic, porém você sabe o que está sigla realmente significa?


Então vamos lá.


Selic é o termo utilizado para se dirigir ao Sistema Especial de Liquidação e Custódia.


Este sistema é uma infraestrutura criada para controlar a taxa de juros do mercado financeiro que tem como foco investimentos em títulos federais, tal como o Tesouro Nacional ou como é mais conhecido, Tesouro Direto.


História


No período de 1º de julho de 1996 a 4 de março de 1999, a taxa básica para definição de todas as demais taxas de juros da economia brasileira era a TBC (Taxa Básica do Banco Central), determinada mensalmente pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central do Brasil.


A partir de 2 de janeiro de 1998, essas taxas passaram a ser fixadas na expressão anual.


Após 5 de março de 1999, com a extinção da TBC, o Copom passou a divulgar a meta para a taxa Selic, estabelecida periodicamente para fins de política monetária.





Função


Desde 1998 quando de fato foi decidido que a selic seria a taxa básica de juros nacional, a selic vem trabalhando com o foco de controlar não somente a taxa básica de juros para outros bancos e instituições financeiras, como também atua no controle da inflação e o principal e mais comentado, é o retorno da renda fixa com o Tesouro Nacional.


Parece estranho falar de tantas funções que apenas uma taxa de juros básica pode trazer ao país, porém é justamente isso que o Banco Central tem que ajustar.


Pense comigo, se você vai investir seu dinheiro e nota que apesar de mais arriscado o mercado de ações te traz uma rentabilidade maior do que a renda fixa está te disponibilizando, onde você vai colocar seu dinheiro?


Veja nesta imagem abaixo como funciona a taxa selic



Interessante né?


Agora, você já se perguntou quem é que toma estas decisões sobre a taxa selic?


Para tomar a decisão de subir ou baixar a taxa selic o COPOM (Comitê de Política Monetária) se reúne para ver os acontecimentos recentes da economia, para ficar mais claro vou deixar essa imagem abaixo.




Este conteúdo foi útil para você?


Comente abaixo.