Call to Action (CTA) aprenda como e onde usar

Se você está começando a atuar no marketing digital certamente já viu em alguns lugares as letras “CTA” que significam “call to action” ou traduzindo para o português “chamada para ação”. Mas você sabe como criar e utilizar esta estratégia?



Se você é novo no mundo do marketing digital e está com dificuldades em construir sua estrutura e obter renda, podemos lhe ajudar Saiba Mais.






O que é o Call To Action (CTA)


CTA é o ato persuadir seus clientes ou visitantes a tomar uma ação no seu site, blog, vídeo, post ou anúncio, de forma que eles tenham acesso ao que estão procurando. Normalmente é utilizado uma chamada para ação quando estamos fazendo a captação de leads ou queremos que nossos visitantes permaneçam consumindo nosso conteúdo, então colocamos um CTA que o influencie a clicar sem que ele pense muito, simplesmente tome a ação.


Veja abaixo alguns exemplos encontrados em alguns dos sites que entramos:


Encontramos um exemplo muito utilizado no site da www.amazon.com.br




Note que nesta oferta temos gatilhos mentais e chamada para ação.

O gatilho mental utilizado é o temporal, pois pode-se perceber que a escrita nos diz que que este produto só tem este valor em determinada data (hoje) e logo abaixo do preço podemos notar um contador que mostra quanto tempo o cliente em potencial tem para adquirir o produto antes que o seu valor seja alterado. Por último em uma cor em destaque temos o CTA com a escrita “Ver oferta” que chama o visitante para acessar mais detalhes sobre o produto, que podem levar a conversão.


Outro exemplo encontrado é este abaixo encontrado no site https://www.nucleoexpert.com/, onde em um post no blog, é posto um ebook com estratégias para começar um negócio online através do marketing digital.





Note que aqui, por se tratar de algo gratuito, a chamada para ação tem o intuito de fazer com que seus visitantes deixem seu contato para posteriormente trabalhar com o e-mail marketing, este é o CTA para captar leads.

Analisando a imagem podemos notar que é utilizado o gatilho de reciprocidade, onde o se entrega algo gratuito mas em troca a pessoa deixa seu nome e e-mail. Veja também que a Copy utilizada é bem persuasiva pois atinge um desejo, o desejo de aprender as “melhores” estratégias, isso faz com que o visitante que já tem um interesse pelo assunto sinta uma grande vontade de realizar o download.

Para finalizar este exemplo, observamos que há dois CTAs, um na imagem e outro logo abaixo, o da imagem bem destacado com a escrita “EU QUERO” e mais abaixo outra ação indicando para clicar sobre a imagem.


Como terceiro e último exemplo veja este comercial do chocolate Baton.




Perceba que em 30 segundo uma pequena propaganda faz uma chamada para ação que fica gravada na cabeça das pessoas toda vez que olharem para o chocolate assim podem prosseguir com a ação indicada pela propaganda que é comprar o produto.


Como criar um CTA


Para criar um CTA você precisa em primeiro lugar saber onde você vai utilizá-lo, se será em redes sociais, posts de blogs em descrições de vídeos ou em anúncios, pois cada um destes lugares exige uma estratégia diferente para utilizar o CTA, por exemplo, se for utilizar um CTA em uma publicação no facebook, então você terá que usar a estratégia para persuadir a quem estiver olhando de clicar no link disponibilizado no corpo do post, veja, as pessoas terão que clicar sobre o link e não sobre a imagem ou sobre a palavra clique aqui.

Já se for usar um CTA para um post em um blog, pode usar tanto uma imagem bem elaborada como a do segundo exemplo ou apenas fazer algo como: se você quer saber mais sobre este assunto clique aqui.

Para vídeos você terá que, durante a exibição, mencionar que o espectador pode encontrar o link de acesso ao material na descrição do seu vídeo, assim se a pessoa que estiver vendo seu vídeo se interessar, vai abrir a descrição e procurar o link que você mencionou durante o vídeo.


Cores nas imagens


Quando for criar uma imagem de CTA lembre-se que as cores não devem ser muito espalhadas pois a percepção humana considera algumas cores mais agressivas e outras sem importância, então abaixo vou deixar um guia de cores disponibilizado pela “Multilinks”, nele você encontra as cores mais usadas pelas empresas e o porque.




Onde usar o CTA


O CTA pode ser usado em inúmeros lugares, basta você usar a criatividade, porém como você chegou até este ponto vamos te mostrar onde você pode colocar a chamada para ação e obter cliques.


Site (Home)

Se você tem um site, seja de afiliado ou de produtor, pode colocar em sua home uma imagem com chamada para ação ou criar um conteúdo gratuito que as pessoas deixam seus leads para obter tal conteúdo. Lembre-se não adianta colocar diversas imagem de conteúdos diferentes, se você é produtor divulgue seu produto, se você é afiliado escolha um produto relacionado ao seu nicho e faça apenas a divulgação de um único produto.


Blog

Em todos os seus posts você pode colocar frases e imagens com o CTA, basta achar o momento certo para adicionar a chamada para ação, lembre-se de deixar claro o que o visitante encontrará ao clicar na imagem ou link que você vai direcion-lo. Não adianta fazer um conteúdo ensinando fazer um bolo e colocar uma chamada para ação para algo de maquiagem, se seu público está vendo sobre bolo o interesse dele é em receitas.


Youtube

Para você que trabalha com marketing digital, um dos melhores amigos é o youtube, pois você pode fazer um vídeo despertando a curiosidade de quem está visualizando seu vídeo e direcionar a pessoa para clicar em um link que está na descrição.


Redes sociais

Hoje temos inúmeras redes sociais, mas sabe-se que as principais são o Facebook e o instagram, porém temos que lembrar que há público esperando no Linkedin, Pinterest, TikTok, snapchat, entre outros, então você pode fazer imágens solicitando que as pessoas leiam a descrição para ver sobre o assunto, e na descrição adicionar um link para fazer a ação.


E-mail Marketing

Para quem já tem leads capturados, pode enviar e-mails com conteúdo ou informações sobre o que a pessoa baixou ou acessou e neste e-mail adicionar um link para fazer o CTA.


Anúncios

Muitos afiliados e produtores utilizam anúncios para impulsionar postagem ou ofertas e junto a cada anúncio é posto um botão de CTA que você define no momento em que gera o anúncio, seja pelo google ads ou facebook ads.


Frases mais usadas


Por fim vamos deixar uma lista com as 10 chamadas mais utilizadas na internet, são elas:

  1. Inscreva-se

  2. Saiba mais

  3. Clique aqui

  4. Compre agora

  5. Assine já

  6. Baixe grátis

  7. Ver oferta

  8. Experimente grátis

  9. Faça o download

  10. Visite o site


Conclusão


Ao chegar ao fim deste post, você caro leitor já deve ter clareado as suas idéias sobre o que é o CTA ou call to action e agora com certeza sabe onde e como você pode utilizar esta estratégia que é usada para gerar cliques e em algumas vezes conversões.


Lembre-se sempre, o usuário muitas vezes tem apenas curiosidade, porém sempre há quem está a procura do que você vai mostrar na página de destino da sua chamada para ação, então faça tudo de maneira que se você visse o CTA tivesse vontade de clicar só para ver onde o link te levaria, porém sem prometer o que não vai ser entregue a sua audiência.


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